JOGO ASTROLOGICO

JOGO ASTROLOGICO

Pelotas 2012

Pelotas 2012

Oficina em Pelotas

Oficina em Pelotas

Em Pelotas 2012

Em Pelotas 2012

Pelotas 2012

Pelotas 2012

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Respira! parte II


Os estados mentais e os signos mentais: Gêmeos, Libra e Aquário.


Continuando nosso papo sobre respiração... A relação astrológica clássica entre os signos de Ar - Gêmeos, Libra e Aquário - e as qualidades “mentais” parece também encontrar uma base fisiológica: Ar-respiração-cérebro-oxigênio-mente-capacidades mentais e intelectuais.


Dissemos anteriormente que a respiração é um processo fisiológico fundamental para o bom funcionamento do cérebro e que este precisa estar sendo constantemente abastecido de Ar novo, ou “Ar puro”, como costumamos dizer para o Ar rico em oxigênio. Assim, pensando a relação entre a qualidade do Ar e os processos cerebrais perceberemos que essa necessidade de “Ar puro” ou de “arejamento” cerebral também se estende a nossa necessidade de arejamento de idéias e de elementos capazes de nutrir positivamente nossa mente e nossos pensamentos.


Isto faz muito sentido quando reconhecemos que os processos fisiológicos não estão separados – ou não precisam estar – dos aspectos ditos psicológicos, apenas são diferentes pontos de vista sobre um mesmo fenômeno: a necessidade de se estar permeável às trocas entre meio interno e externo, entre oxigênio e gás carbônico, assim como entre idéias novas e idéias ultrapassadas.


Na Fisiologia esta dinâmica de trocas com o meio ambiente é estudada em termos de sua manifestação bioquímica, na Psicologia astrológica nos preocupamos com o equilíbrio biopsíquico das trocas com o meio. Assim, dizemos que as qualidades aéreas ou mentais, ou seja, nossa capacidade de conceituar, abstrair e comunicar nossas experiências vividas, estão fortemente representadas nos signos de Gêmeos, Libra e Aquário.


De maneira geral, todos os três signos nos falam de personalidades que se desenvolvem a partir da projeção de grande parte da energia vital na mente. São freqüentemente intelectuais, conceituais e abstratos pois buscam compreender mentalmente tudo o que lhes cerca. O perigo está em exagerar nos conceitos – e pré-conceitos – colocando-os na frente das situações reais e das pessoas de carne e osso. Por isso, as pessoas com muita ênfase em signos de AR podem ser bastante impessoais e por vezes frias no trato com as pessoas e com as situações da vida em geral. Assim, no nosso mapa de nascimento onde temos signos de elemento Ar tenderemos a lidar de forma mais sintonizada com estas qualidades, sobretudo quando se trata do nosso Sol, Lua e/ou Ascendente.


Quem nunca ouviu dizer que os geminianos são gente comunicativa, curiosa, que gosta de saber das coisas e de sair tagarelando por aí? Gêmeos é amoral, ou seja, não está muito preocupado em julgar as informações que recebe, mas de ter acesso a elas e em fazê-las circular. Aliás essa é a sua missão, sair “borboletiando” e poleinizando - e muitas vezes polemizando! – enquanto cata tudo o que lhe desperta a curiosidade pelo caminho. Lida com o arquétipo – ou imagem – do intelectual, do jornalista e disseminador de informações, do curioso e do... fofoqueiro!


Com os librianos acontece algo semelhante, porém nessa etapa do desenvolvimento mental encontraremos uma maior preocupação com os valores, com o certo e o errado. O interesse intelectual do libriano está mais voltado para as relações, para o Outro, para o que é justo, por isso precisa estar sempre se relacionando, caso contrário sua balança fica sem uma das bandejas e ele perde o equilíbrio! Não suporta injustiça e desarmonia. Por ter essa qualidade de saber os pesos e as medidas justas, tem um apurado senso estético e muito gosto pela arte. Também sabe como ninguém exercer a diplomacia. Aliás foi a nossa qualidade psíquica libriana que deu origem às leis e aos conceitos que embasam nossa Justiça.


Aquário, o terceiro signo de Ar, também gosta de usar, e muito, a “cachola”, no entanto parece que esta não se encaixa muito dentro dos padrões conceituais vigentes de nenhuma sociedade e cultura de seu tempo. Por isso ele passa a vida tentando de se libertar dos conceitos de sua época ao mesmo tempo em que precisa inventar seus próprios padrões e parâmetros lógicos para poder dar vazão ao que pensa-sente-intui. Não é a toa que se diz por aí que são “malucos”, excêntricos ou, o que é mais apropriado, que estão “à frente do seu tempo”.


Então tá né... já dá o que pensar.

E você? Tá respirando aí? UFA!

Até a próxima semana com mais algumas inspiradas e expiradas para estimular a nossa mente,


abraços,
Carolina

Nenhum comentário: