JOGO ASTROLOGICO

JOGO ASTROLOGICO

Pelotas 2012

Pelotas 2012

Oficina em Pelotas

Oficina em Pelotas

Em Pelotas 2012

Em Pelotas 2012

Pelotas 2012

Pelotas 2012

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Respira! – parte III



Haja fôlego - A respiração e a qualidade aérea de Gêmeos

Quando olhamos de forma um pouco mais aprofundada o processo fisiológico da respiração, é possível perceber semelhanças mais estreitas com cada aspecto dos três signos de Ar. O aspecto geminiano pode ser percebido na característica de permeabilidade presente na respiração e sua função de comunicação e troca entre meio externo e interno.

Gêmeos expressa as características do seu planeta regente Mercúrio, considerado o mensageiro dos deuses. Mercúrio era o responsável pela comunicação entre os diferentes reinos e dimensões da existência, entre deuses e humanos, entre mortos e vivos. O arquétipo de Mercúrio e o processo da respiração assemelham-se pois tratam da possibilidade e da necessidade vital de comunicação entre os diferentes mundos, entidades, dimensões, elementos químicos....

Por isso, em Astrologia médica dizemos que Gêmeos rege os pulmões e o pulmão é o nosso principal órgão da respiração. Mas, mais do que isso, o pulmão é também nosso grande órgão do contato! Sim, contato! Para se ter uma idéia, se pudéssemos esticar a superfície dos nossos alvéolos pulmonares ela chegaria a medir cerca de 70 m2, enquanto que a superfície de nossa pele (nosso outro órgão de contato) mediria, se fosse também esticada, no máximo 2 ½ m2. Nesse sentido, o ato de respirar representa também a nossa impossibilidade de isolamento ou melhor dizendo, a nossa necessidade de estabelecer contatos, constantemente!

Para que a vida aconteça, as fronteiras entre o mundo interno e o externo, entre o Eu e o Outro, precisam se manter minimamente permeáveis. Tudo o que é vivo (animais, plantas, nossos amigos e inimigos) respira o mesmo ar que nós. O ar nos liga continuamente a tudo, nos põe em contato, nos mantém unidos e com isso ele nos iguala a todos.

Essa característica nos remete a qualidade amoral de Mercúrio pois o ar não “escolhe” o pulmão em que vai entrar! Tampouco nós podemos escolher qual é o ar que queremos respirar uma vez que estejamos imersos nele, a menos que mudemos de ambiente.

Isso me faz pensar na necessidade de despoluição da nossa atmosfera mental! Todas as idéias e opiniões que lançamos para o mundo a partir das nossas fontes de inspiração “ficam no ar” para serem inspiradas por outros... Será que temos condições de selecionar a qualidade ou a “pureza” daquilo que está saindo e entrando? Qual a qualidade do ar que temos inspirado e expirado ultimamente? Ou ainda, quais os textos, subtextos, ideologias e informações que subjazem aquilo que usualmente lemos, assistimos, proferimos?

Isso me faz pensar que se quisermos mudar nossa visão de mundo – e assim mudar a nossa relação com ele - precisamos certamente mudar de ares, buscar outros parâmetros e o máximo possível de ar puro!

Gêmeos é capaz de ter acesso a muito ar, muitas informações, está sempre conectado com o que está acontecendo no mundo. No entanto, ele tem dificuldade em selecionar as informações que recebe e por isso pode acabar intoxicado pela própria falta de critério.
Respirar é um ato espontâneo, assim como é espontâneo em nós buscar parâmetros lógicos e conceituais para entender o mundo em que vivemos, para nos comunicar uns com os outros. No entanto, um conceito ou parâmetro lógico é algo morto até que tome sentido na prática, na vida de cada indivíduo. Por isso aquilo que absorvemos do meio precisa passar pelo filtro da experiência para que não seja uma mera reprodução de algo-que-algum-dia-fez-sentido-a-alguém.

Esse filtro é Sagitário, signo oposto e complementar a Gêmeos. Com sua flecha certeira, o Centauro lança sua visão para frente e para longe, sempre em busca da elevação da mente.

Nossa, acho que falei demais... mas também com Gêmeos não podia ser diferente, espero que tenha sido ar puro!

Seguimos respirando ainda, na próxima mais "equilibradamente" com Libra,
abraços,
Carolina

Nenhum comentário: