JOGO ASTROLOGICO

JOGO ASTROLOGICO

Pelotas 2012

Pelotas 2012

Oficina em Pelotas

Oficina em Pelotas

Em Pelotas 2012

Em Pelotas 2012

Pelotas 2012

Pelotas 2012

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

RESPIRA!

Olá queridos companheiros e caminhantes virtuais! Hoje estamos colocando oficialmente no ar nosso blog ASTRO VIVE e gostaria de marcar esta data falando sobre um tema bem propício a estes primeiros instantes de vida on line: a respiração.

Sim, convido-os então para darem uma inspirada pro-fuuuuunda... soltando o ar completamente enquanto relaxam corpo-mente-coração.
A filha de um amigo, que é jornalista, convidou-me para falar sobre “respiração”, enfocando seus efeitos psicológicos positivos sobre males como o estresse e a ansiedade.

Pra ser bem sincera, nunca tinha parado para pensar de forma mais profunda e sistemática sobre o tema e achei uma ótima oportunidade para fazê-lo. Pedi para meu colega de consultório, professor de Yoga e geminiano nato, algum material de referência. Nessas horas, os geminianos são mesmo a melhor pedida! Não apenas possuem livros os mais diversos como fazem questão de que circulem. Lembrei-me então que Gêmeos é signo de Ar!

Algo que me chamou a atenção numa das minhas leituras foi a informação de que o cérebro é responsável pelo consumo de cerca de 25% do total de oxigênio circulante no sangue, embora este órgão represente apenas 3% do peso do corpo. A respiração encontra-se assim diretamente ligada ao funcionamento do nosso cérebro. Ar-respiração-mente-processos cerebrais...

Podemos passar dias sem comer, algumas horas sem tomar líquidos, porém bastam somente alguns minutos sem respirar para termos perdas cerebrais irreparáveis de forma que todo o organismo é prejudicado. O corpo depende do bom funcionamento cerebral e este depende basicamente de uma oxigenação adequada.

Com base nesse conhecimento, ainda que muitas vezes de forma intuitiva, algumas práticas corporais e terapêuticas, sobretudo provenientes do oriente (como o Yoga, as várias linhas de meditação, o renascimento...) têm se utilizado da respiração consciente como forma de estimulação e revitalização cerebral. Com isso, essas práticas acabam por estimular e revitalizar todo o organismo!

Se considerarmos que estados mentais e emocionais – como a ansiedade, o estresse e a depressão - alteram nossa respiração, deixando-a freqüentemente mais tensa e encurtada, então podemos imaginar que alterando conscientemente nossa respiração, alongando-a e tornando-a mais profunda e relaxada, podemos alterar também nossos estados mentais e emocionais. Isto é o que muitas filosofias e práticas orientais sabem desde muito tempo: o ritmo da respiração e os estados mentais são inseparáveis.

Maravilha, não?!

Vou parar por aqui hoje, mas já aviso que vamos continuar respirando juntos ainda por um bom tempo. Encontrei muitas coisas interessantes sobre esse nosso processo fisiológico tão precioso e que estão me fazendo aprender muito sobre o elemento AR e seus respectivos signos.

Então, até a proxima e sigam RESPIRANDO com toda a consciência!

Carolina

8 comentários:

Daniela Scheifler disse...

Queridos!

Parabéns pelo blog!

beijos em vocês!

Unknown disse...

Maravilha, respiremos juntos então!
Um abraço beeem apertado nos dois.

Adri Tubino

Resumo disse...

Oi Du,
texto maravilhoso!

Te vejo no findi!
Super beijo.

Ju
Santo Ângelo

Unknown disse...

Maravilha, maravilha!!!muito bom!!
É isso aí....o que é bom tem que ser mostrado!
Grande Abraço!!
Até setembro..
PS: As fotos ficaram muito boas!!

Unknown disse...

Carol! Que bom saber que a respiração foi o tema dessa abertura. Para mim foi muito revelador pesquisar, conversar e escrever sobre esse assunto.
Muito sucesso pra vocês!
Um grande abraço!

Marina disse...

Parabéns!!!! Respiraremo juntos em setembro!!!
Amei o blog! Estamos aí!
Beijos
Marina

Gustavo disse...

Parabéns pelo Blog, pesquisa e divulgação! Muita fortuna nessa caminhada.
Beijos!!!
Gustavo.

Unknown disse...

Krug e Carol, Parabéns pelo blog e pelo belo trabalho que vocês realizam. Achei tri essa estréia, só que agora quero mais. Mais textos, mais pensamentos, mais fotos, pra gente continuar sempre astralmente em contato quando não pudermos fazer isso fisicamente.
Krug gostei muito do texto enviado por email, tem q postar no blog, acho que tem a ver por referir-se as atuais mudanças no mundo, principalmente nesse ano.
E Carol, já estou praticando profundas respirações por aqui! Valeu!
Beijos pra vocês