JOGO ASTROLOGICO

JOGO ASTROLOGICO

Pelotas 2012

Pelotas 2012

Oficina em Pelotas

Oficina em Pelotas

Em Pelotas 2012

Em Pelotas 2012

Pelotas 2012

Pelotas 2012

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

O Homem Semente


Olá caminhantes virtuais,

Dia desses, pesquisando textos na internet, encontrei uma conferência de Dane Rudhyar, já nos seus últimos anos de vida, onde ele trata, de forma muito sóbria e realista, do que denominou o “homem semente” e o advento do mundo global. Nesse texto, ele ressalta a importância do indivíduo na construção desse novo mundo e de uma abordagem integradora da vida. Achei bem interessante então resolvi postar aqui. O texto original em inglês foi retirado do site http://www.astrologie.ws/rudh01.htm que, diga-se de passagem, fez um merecido tributo a esse astrólogo humanista, filósofo e músico. A tradução é minha e da Joana Kirst.

Espero que apreciem,

um abraço, Carolina



Dane Rudhyar


"Eu sinto que nós estamos no limiar de uma nova era e que o que nós precisamos agora, mais do que qualquer outra coisa, é de uma nova abordagem dos relacionamentos humanos e da organização social. Nós precisamos de uma abordagem planetária, uma visão sintética. Nós temos necessidade de algo que possibilite ao indivíduo compreender sua função própria no mundo, porque se nós vamos viver num mundo globalizado, é preciso que cada indivíduo construa para si uma identidade sólida que lhe dê os meios de cooperar com outras pessoas por todo mundo, independentemente de sua cultura, sua raça, sua tradição, etc.


É muito importante, portanto, que cada um aprenda como estabelecer a sua própria identidade. Nós precisamos de um novo tipo de seres humanos. Nós precisamos de algo que não seja tão baseado no conflito, mas numa completa aceitação do ser humano total, corpo, mente, alma, sentimentos, tudo. Uma abordagem estética em contrapartida a uma abordagem ética, só então, você poderá ver como tudo está em relação dentro do todo, e começar a se identificar com a “totalidade” desse todo, e não apenas com alguma parte qualquer.


Claro, isso é agora uma situação muito difícil. Nós vivemos tempos difíceis e o que está a nossa frente, eu não sei bem o que é. Eu sou antes, um pessimista no que se refere ao futuro imediato, considerando o jeito que o mundo está caminhando no nosso presente. Mas é preciso entender que crises são necessárias para cumprir o que deve ser feito. O único problema, entretanto, é este: algo deve estar pronto antes da grande crise começar – quando o novo ciclo começar – para isso temos que começar na base dessas sementes que foram semeadas antes da crise. Se você tem um inverno seguido de uma primavera, mas não houve colheita, nenhuma semente germinará durante a primavera, e você terá que começar tudo bem do inicio, na época mais primitiva.


É por isso que, durante toda minha vida, reforcei a idéia que chamo: o “homem semente”. O homem que está disposto e apto a reunir nele mesmo, tal como foi, o passado da humanidade e particularmente é claro, aquele do nosso mundo ocidental, mas também outras culturas, porque o que nós queremos que surja do futuro – depois de qualquer crise que venha – é um mundo global.


Nós precisamos, portanto, homens de grande visão, homens que não são especialistas (generalistas como às vezes são chamados atualmente), homens que tenham a visão e a coragem para esperar e, de alguma forma, através de suas vidas, através de seu exemplo e através do quer que seja que eles deixem após sua morte, se tornem sementes do futuro do mundo. Claro, isso é a melhor escolha que todos nós precisamos fazer e que todos podemos fazer. Nós podemos seguir a vibração da massa e cair, como todas as folhas do mundo caem no outono (por mais belas que essas folhas douradas possam ser), elas precisarão deteriorar-se e tornar-se maduras para o futuro da civilização. Mas são somente os “homens semente” que verdadeiramente contam, e são esses que nós devemos seguir se você, por você mesmo, não se sente ainda pronto para ser uma “pessoa semente”, porque é somente ela que pode assegurar o renascimento do futuro da humanidade.


Acho, hoje em dia, ser inútil olhar para o futuro imediato, porque parece muito sombrio; mas olhar - preparar-se – para a possibilidade da chegada de um novo mundo, se não for amanhã, então depois de amanhã. Creio ser essa a única coisa que faça valer todo nosso sacrifício, toda nossa coragem, decisões e escolhas de agora: para nos tornarmos sementes para o desenvolvimento do futuro do mundo.


Então, espero que cada um de vocês, cada um na sua própria vida, de sua própria maneira, possa em algum dia breve, muito breve – se você não fez isso ainda – escolher e tornar-se um “homem semente” e “mulher semente”.

Obrigado.

Dane Rudhyar

Um comentário:

Unknown disse...

Bravo gurias!! esta tradução vai entrar pra história, belo texto.

Obrigada!!
beijos
Shana