JOGO ASTROLOGICO

JOGO ASTROLOGICO

Pelotas 2012

Pelotas 2012

Oficina em Pelotas

Oficina em Pelotas

Em Pelotas 2012

Em Pelotas 2012

Pelotas 2012

Pelotas 2012

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Mais reflexões sobre a conjuntura astrológica atual: o desafio de Ser e se relacionar





2012? Forças inconscientes atuantes? Pressões socioculturais, sensacionalismo? A constatação mais do que concreta de modificações ambientais e climáticas? Esgotamento de instituições sociais que serviram de base para as relações tais como as concebemos até então? Cada um de nós está mais ou menos sensível a uma ou outra dessas facetas do momento. Mas, seja como for, estamos todos testemunhando intensas movimentações em nosso planetinha azul.


Mais do que tentar prever acontecimentos ou esperar para ver o que irá acontecer, as conjunções astrológicas do momento indicam que a hora é de agir. Esse é o significado profundo de áries e seu regente Marte. Agir no sentido de exercer o Eu ou, simplesmente, Ser.


Então, a entrada de Urano (planeta regente de aquário e porta voz da “nova era”) nesse signo, indica que o tempo do novo é agora. O futuro já chegou. Isso nos traz a questão de nos colocarmos no mundo com os recursos de que dispomos no momento, pois não há mais tempo, nem sentido, para preparação. O caminho se faz caminhando.




Essa percepção aguda do aqui e agora pode nos causar alguma insegurança, pois nos remete ao nosso despreparo, nossas carências, medos, nossa inabilidade para tantas coisas que imaginamos poderiam ou deveriam ser melhores do que são...


Por outro lado, pode nos tornar mais receptivos e amorosos com a nossa REAL condição e conseqüentemente com a real limitação e falta de preparo das outras pessoas também. Afinal, estamos todos no mesmo barco azul.


Com a entrada de Urano e Júpiter em áries, podemos agora nos dar conta de que é mais corajoso quem faz do que quem fica eternamente se preparando para fazer.... Então, apoiemos os corajosos, começando pelo herói que nos habita. E viva os corajosos, aqueles movidos pelo coração, que tem a ousadia necessária para tentar Ser o que são e, ao mesmo tempo, humildade suficiente para ir se aprimorando com a experiência.


Experiência é importante para Júpiter, outro planeta que entra em áries, nos lançando para fora a partir do centro, adquirindo experiência e aprendendo com ela. Formando assim novos sistemas de valores, baseados nesse Conhecimento que é bem mais do que uma mera teorização da vida, já que passa necessariamente pelas vísceras em direção ao divino em nós mesmos.




Coragem, nascimento, assertividade, ação, direção, ímpeto, força de dentro para fora. Isso é áries.


Lá do outro lado dessa conjunção astral, encontramos libra e a capacidade para ouvir, ponderar, equilibrar, ser justo, ceder, colaborar, surgindo como um antídoto para possíveis exageros nesse ímpeto egocentrado da energia de áries. Em libra encontramos o Outro, o sócio, o parceiro, o companheiro... Saturno, então em libra, nos mostra muito concretamente que nada podemos sozinho, e mais, que nossos padrões de relação estão necessitando renovação, responsabilização, trabalho e

comprometimento.


Então, podemos entrar em conflito ou trabalhar junto. Façam sua escolha.






É importante reconhecer que na verdade nunca estaremos realmente prontos, acabados, e que viver é esse eterno rabiscar um esboço sem quadro, como sugere Milan Kundera. Ao invés de nos desanimar, isso deveria mesmo era nos inspirar, tal qual um artista perante uma tela em branco. Aceitar o esboço que somos traz uma liberdade incrível! Mas...deixa lá sua ferida em nosso narcisismo...


Bem, minha proposta é que saibamos enxergar e aceitar amorosamente nossas limitações e carências, ao mesmo tempo em que nos apropriamos daquilo que sim, já avançamos. Pois estamos sempre avançando e podemos compartilhar, somar, trazer essas conquistas para o coletivo.


Afirmação de si e coragem para iniciar coisas que estamos programando há muito ou mesmo há pouquíssimo tempo, por um lado, e a necessidade de negociar esse ímpeto para, então, Ser com os outros, ouvir e trabalhar em parceria é um dos principais significados dessa oposição que está no céu do momento. Urano e Júpiter em áries trazem o impulso e a possibilidade de sermos nós mesmos de uma forma muito original; Saturno em libra nos puxa para a responsabilidade com o Outro, com as relações e as parcerias firmadas. É nesse (des)equilíbrio, nesse vai e vem, que a gente se dá bem e, também, que a gente se atrapalha...


grande abraço,

Carolina


* As imagens são do sensível trabalho do escultor, fotógrafo e ambientalista britânico Andy Goldsworthy.

2 comentários:

ligia disse...

tudo novo de novo(aries,urano,jupiter) e ao mesmo tempo sem deixar nossas experiencias de lado (saturno,libra). me gusta !
belo texto!

Anônimo disse...

Maravilha, Carol!! Já li duas vezes e, acho, vou continuar lendo..
A gangorra da vida está mais acelerada..
e Viva a Vida!!
Marina